top of page
O QUE É O AGRO CITY?
O objeto do projeto, inserido no contexto de Caxias do Sul e no ecossistema do Regional Serra Gaúcha no Rio Grande do Sul, Brasil, é a criação e gestão de um "Living Lab" (Laboratório Vivo) focado em "Smart Urban Agriculture" (Agricultura Urbana Inteligente). A proposta é estabelecer um ambiente colaborativo e experimental, onde a prática da Agricultura Urbana e tecnologias emergentes da Indústria 4.0 convergem para promover inovação e desenvolvimento sustentável no âmbito local e regional.
A proposta do "Living Lab" de "Smart Urban Agriculture" em Caxias do Sul, uma cidade integrante do pujante ecossistema Regional Serra Gaúcha, não apenas se alinha, mas também potencializa as ambições desenvolvimentistas da região, mesclando inovação, sustentabilidade e incremento socioeconômico em um único espectro de atuação.
A urbanização acelerada, somada aos desafios climáticos, alimentares e econômicos, instiga a busca por soluções que, simultaneamente, contemplem o desenvolvimento urbano e a sustentabilidade ambiental. O "Living Lab" de Agricultura Urbana Inteligente encaixa-se primorosamente nesta prerrogativa, unindo práticas agrícolas urbanas e tecnologia de ponta para criar um modelo de desenvolvimento econômico sustentável, resiliente e inclusivo para Caxias do Sul.
RAMOS DE ESTUDO
Cidades do conhecimento (CC)
Que se refere aos estudos sociais, aplicados as cidades, regiões e bairros brasileiros. A Cidade do Conhecimento é um espaço onde novos conhecimentos são constantemente criados, um local com intensas atividades científicas, tecnológicas, acadêmicas, culturais e de inovação.
Negócios baseados em conhecimento (NBC)
É voltado para as empresas e para os setores que movem a economia do país.
Dentro desses dois ramos encontram-se estudos associados aos seguintes contextos:
Construções e cidades sustentáveis (CCS)
Se refere aos estudos que tem como objetivo tornar as cidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis
Observação, desenvolvimento e inteligência turística e territorial (ODITT)
É voltado ao estudo de abordagens, métodos e técnicas de observação; ao uso e desenvolvimento de ferramentas e sistemas de observação e ao desenvolvimento de processos aplicados de observação para suporte à inteligência turística e territorial.
Saiba mais em: https://www.inteligencia.tur.br/
Sistemas de capitais (SC)
Se apresenta como um sistema formal de gestão do conhecimento baseado em uma estrutura de categorias em uma taxonomia completa e consistente
Missão
NOSSA MISSÃO
Divulgar estudos que possibilitam
alta capacidade de aprendizagem, compartilhamento
e gestão do conhecimento.
NOSSO PROPÓSITO
Contribuir com a
identificação, avaliação e desenvolvimento
das cidades e dos negócios brasileiros.
bottom of page