top of page

Estudo Revela: Segurança e Recreação Superam Serviços Básicos como chaves para a Saúde e Bem-Estar



Um novo estudo revelou que a segurança e a recreação desempenham papéis cruciais na determinação da saúde e do bem-estar das pessoas, ocupando as posições de destaque, seguidos pelos serviços básicos. A pesquisa, conduzida por pesquisador do Citylivinglab, Marcelo Benetti Correa da Silva, na defesa de sua Tese de Doutorado em Administração na Universidade de Caxias do Sul, destaca a importância desses fatores fundamentais para promover uma vida saudável e satisfatória.

A segurança foi identificada como o principal fator determinante da saúde e bem-estar, com resultados indicando que indivíduos que se sentem seguros em seu ambiente têm maior probabilidade de desfrutar de uma qualidade de vida melhor. Isso inclui a sensação de segurança em relação à criminalidade, violência e desastres naturais. O estudo ressalta a necessidade de políticas públicas e medidas de segurança eficazes para garantir a tranquilidade e proteção das comunidades.

Em segundo lugar, a recreação emergiu como um fator significativo para a saúde e o bem-estar. A participação regular em atividades recreativas, como esportes, hobbies e lazer, demonstrou ter um impacto positivo na saúde mental, emocional e física. Essas atividades promovem o alívio do estresse, o aumento da socialização e a melhoria da qualidade de vida. A pesquisa enfatiza a importância de promover oportunidades acessíveis e diversificadas de recreação para todas as faixas etárias e grupos sociais.

Além disso, o estudo destaca o fator dos serviços básicos na promoção da saúde e do bem-estar. Ter acesso a serviços essenciais, como água potável, saneamento básico, eletricidade e cuidados de saúde, desempenha um papel crucial na garantia de condições adequadas de vida. A falta desses serviços pode levar a problemas de saúde, insatisfação e desigualdades socioeconômicas.

Os resultados dessa pesquisa têm importantes implicações para formuladores de políticas, profissionais de saúde e planejadores urbanos. Destaca-se a necessidade de investimentos contínuos em medidas de segurança, programas recreativos e infraestrutura para garantir uma sociedade saudável e bem equilibrada. Priorizar esses fatores fundamentais ajudará a promover a qualidade de vida e o bem-estar geral da população.


Registro da defesa de Tese de Doutorado - Marcelo Benetti Correa da Silva


Em breve a pesquisa poderá ser acessada na íntegra e disponibilizada aos leitores!


21 visualizações
bottom of page